Uvaia

Eugenia pyriformis

Família: Myrtaceae

Nativa do Brasil

Botânica: Assim como todas as espécies desta família (mirtáceas), apresenta propriedades adstringentes utilizando chá das folhas. O chá da Uvaia é utilizada no tratamento da gota, e atua na diminuição de ácido úrico no corpo.

O fruto é consumido cru com sabor levemente ácido e doce, mas também muito utilizado em geleias, doces, sobremesas e licores. Apresenta alto teor de vitamina C.

Arbusto de ate 10 metros, cultivado em quintais e pomares domésticos por causa de seus frutos doces e ácidos, carnosos e suculentos, de casca e polpa amarelo – alaranjada, com ate quatro sementes redondas.

Esses frutos são muito aromáticos e ricos em vitamina C, podem ser consumidos in natura e na forma de sucos, sorvetes, caldas, compotas, vinhos, vinagres e como saborizante de licores e aguardentes. O caule pode ser único e retilíneo ou ramificado desde à base, de acordo com a variedade. Apresenta folhas pequenas, opostas, de forma elíptica, inteiras e aromáticas. Esta espécie floresce na primavera, despontando flores axilares, pedunculadas, hermafroditas, tetrâmeras e brancas.