Corticeira do Banhado
Erythrina crista-galli
Família: Fabaceae
Nativa do Sul do Brasil
Botânica: Diferente da corticeira da serra que apresenta fuste reto, alto e tem preferência por solos úmidos de encosta, a corticeira do banhado é característica de ambientes alagados, de pequeno porte e com fuste retorcidos.
As flores carnosas de coloração avermelhada são muito visitadas pelas abelhas.
Utilizada popularmente como medicinal pelas propriedades antimicrobianas, também é considerada tóxica, podendo causar paralisia muscular.
É uma espécie de grande importância ecológica na recuperação de áreas úmidas, beiras de rios e lagoas.
Esta árvore possui um tronco tortuoso, folhas compostas, trifolioladas com folíolos glabros. Os botões florais são alongados, as flores quando abertas têm uma coloração entre alaranjada e avermelhada, semelhante à crista de um galo, daí o nome científico. Como as demais espécies da família Fabaceae, o fruto é do tipo vagem (legume), com diversas sementes de cor acinzentada ou castanha.
A planta possui uma importante função ecológica, fornecendo abrigo para plantas epífitas, além de fonte de alimento para pássaros e insetos. Também, devido a sua florada exuberante é utilizada na arborização urbana e paisagismo de espaços abertos, associada ou não à presença de água.