Cocão

Erythroxylum argentinum

Família: Erythroxylaceae

Nativa

Botânica: Popular cocão, é do mesmo gênero da Coca (Erythroxylum coca), espécie que é utilizada para produzir a cocaína que, assim como a grande maioria das plantas, pode ser benéfica ou maléfica ao consumo humano e, o que difere de uma planta medicinal para alucinógena/letal é a dosagem e a maneira de consumir.

Essa espécie pode ser considerada medicinal por conter os mesmos princípios ativos responsáveis ​​pelo efeito antiinflamatório e ação semelhante à Coca, devendo ser consumida com muito cuidado.

 

Árvore caducifólia, pioneira, que pode chegar a 10 metros de altura, alguns exemplares chegam a medir 15 metros quando em ambiente propicio.O tronco é curto e revestido com uma casca acinzentada-clara. Sua copa é rala, com folhas simples, alternas, com estípulas, ovaladas. Algumas culturas utilizam as folhas cozidas devido a sua ação digestiva. Os frutos são pequenos, de formato oval e ficam vermelhos quando maduros. E as flores são brancas e discretas, porém atrativas às abelhas.

É uma espécie usada em paisagístico, comum na arborização urbana, é também importante para abelhas e avifauna, indicada para o enriquecimento de ecossistemas degradados e recuperação da vegetação de encostas. A madeira é empregada na construção civil, em tornearia, para cabos de ferramenta, dormentes e lenha.

COCÃO  2.jpg