CANJERANA 3.jpg

Canjerana

Cabralea canjerana

Família: Meliaceae

Nativa (do centro ao sul do Brasil)

Botânica: Canjerana é da mesma família do Cedro e facilmente confundido com essa espécie da qual se difere principalmente por apresentar sempre uma copa larga e arredondada verde escura e fruto de coloração vermelho-escuro quando maduro com um látex branco e pegajoso.

Curiosidade: além do uso madeireiro, extrai-se corante vermelho da casca, o suco dos frutos é utilizado como inseticida e na medicina popular, casca e raiz são usados como purgativo, adstringente, auxilia a digestão, combate a febre e é considerado abortivo.

Espécie polimórfica, que pode ser arbustiva ou apresentar-se na forma de árvore (com ate 30 metros de altura). A casca é pardo-acinzentada, fendilhada e escamosa, com cristas duras e cortantes, e sua madeira possui coloração vermelha, rosada, violácea ou amarela. Bastante utilizada na confecção de estruturas de móveis, marcenaria, carpintaria, caixas embalagens, cabos de vassouras e tornearia. Também utilizada na medicina popular como chá para combater doenças de pele, diarreias, prisão de ventre e febres. Os frutos são cápsulas globosas ou ovóides, de cor vermelha-escura ou arroxeada. As folhas são compostas e imparipenadas, e as flores dispostas em inflorescências (panículas), são brancas ou esverdeadas, com pétalas livres formando um tubo globoso, e devido a aparência que chamam a atenção são usadas em parques e jardins como uma arvore ornamental.